Psicologia

Guia de cuidados com a saúde mental em tempo de pandemia do COVID-19

OBJETIVO DO GUIA 

Diante da situação de confinamento devido a pandemia do coronavírus, é necessário ressignificar esse momento e criar estratégias para lidar com ele. Pensando nos cuidados com a saúde mental que devem ser postas como hábitos diários, este guia visa sugerir os indivíduos a cuidar de si neste momento.

1ª Orientação

EVITE SAIR DE CASA! Com certeza você está acompanhando a proliferação do vírus no mundo, não se trata de sensacionalismo nem querer causar pânico, mas, é preciso ter sensatez, consciência, paciência e seguir as orientações dos Órgãos de saúde e governamentais. Sendo assim, verifique com a empresa que trabalha como pode está realizando sua atividade na modalidade home office e somente vá a rua quando for por motivo inadiável (mercado, farmácia...)

2ª Orientação

Com a modalidade home office faça seu cronograma de horários, para que não misture o trabalho de casa com o seu profissional, tente seguir o mesmo horário para que possa se condicionar a nova rotina.

3ª Orientação

Mesmo em casa crie o hábito de acorda cedo, respeitando as oito horas de sono necessárias para se restabelecer. Dessa forma você aproveitará melhor o seu tempo e ficará mais disposta.

4ª Orientação

Mantenha uma alimentação saudável (nutrientes, horários e quantidades), mesmo que tenha comprado alimento em quantidade para evitar sair de casa, se policie para não consumi-los em excesso, lembre-se que o objetivo foi guardar alimentos para se poupar de ir na rua e não o consumo imediato.

5ª Orientação

Inclua uma leitura que não envolva notícias sobre a situação do mundo, escolha algo que lhe seja prazeroso, como: romance, religião, policial, profissões, etc.

6ª Orientação

Envolva um momento de atividade física dentro do seu dia que comporte o ambiente de sua casa. Para torná-lo ainda mais divertido, pode combinar isso com grupo de amigos através de vídeo chamada de whatsapp.

* Sugestões de atividades: FitDance, zumba, crossfit, exercícios musculares e aeróbica.

7ª Orientação

Leve música ao seu dia, cante, dance, entre em sincronia consigo mesmo, seja leve!

8ª Orientação

Reserve um momento para assistir séries e filmes que tinha vontade de assistir, mas não tinha tempo. Atenção! Cuidado para que isso não te impossibilite de realizar outras tarefas que esteja incluso no seu cronograma.

9ª Orientação

Reserve um momento para jogar o lixo mental fora. Isso! Todos os conteúdos desprovidos de cargas positivas devem ser descartados, assim como, os pensamentos catastróficos. Esse exercício pode ser realizado através do trabalho de meditação, yoga ou em um momento possa deitar na sua cama, relaxar o corpo e não pensar em nada por uns minutos. 

10º Orientação

Escolha apenas um momento do seu dia para acompanhar as notícias do mundo em relação ao covid-19, os telejornais tem oferecido uma overdose de notícias que em excesso podem te levar a paranóias, estresses e ansiedade. 

11ª Orientação

Não enxergue sua casa como uma prisão, mas sim, como seu lar! Esse é o momento reservado para você, para o mundo refletir sobre muitos comportamentos, julgamentos e relações. Sinta cada ambiente, arrume, reorganize o que achar necessário, deixe a sua casa com a sua cara, pois é na identificação com o lar que fortalecemos um espaço de nossa referência. 

12ª Orientação

Se o momento é de isolamento social, uso a tecnologia a seu favor, faça vídeos chamadas para seus familiares e amigos, converse com aquele amigo que tinha tempo que não via, recicle suas relações interpessoais.

13ª Orientação

Caso perceba que está muito angustiado, ansioso, com medo excesso, pensamentos catastróficos, ideação suicida, entre outros desconfortos psíquicos, busque ajuda de um profissional que oferte psicoterapia online ( é o mais indicado para esse momento de isolamento social), Psicólogos de todo mundo aderiram a essa modalidade e estão aguardando o seu contato para acolhimento, escuta e intervenção. Além da psicoterapia online, é possível localizar Psicólogos que estão realizando trabalho voluntário de plantão psicológico, onde a sua angustia é acolhida e escutada. PROCURE AJUDA!

14ª Orientação

Ao fim dessa situação mundial, reflita sobre o que passou, o que aprendeu, o que reciclou na sua vida e nas suas relações. Usufruir dos aprendizados vividos nos faz crescer como seres humanos!



14/04/2020