Psicopedagogia

Desenho Infantil: A importância para o Desenvolvimento da Criança

A criatividade de uma criança parece não ter limites, por esta ser uma fase onde o lúdico é muito presente o simples ato de desenhar possui um papel muito importante no desenvolvimento da criança, além de poder revelar a forma como ela enxerga o mundo.

O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, além é claro das brincadeiras. O desenho revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização.

Quando nos deparamos com o desenho de uma criança, muitas vezes não conseguimos ver uma lógica ou sentido. Porém é no desenho que a criança cria uma cópia fiel da realidade, onde ela imprime seus sentimentos e ideais podendo dar pistas de como a mente da criança se encontra.

Por isso, muitos psicopedagogos/psicólogos utilizam como método o desenho, para saber o que está acontecendo na mente da criança. Sendo está a maneira mais prática de se obter informações, do que em uma entrevista por exemplo. É através dos traços e cores que a criança faz onde é possível visualizar o que ela sente e o que ela ajuíza sobre determinado assunto. Seja na escola, ou em casa, o simples ato de desenhar é muito importante para uma criança, de modo que ela trabalhará o seu cognitivo e também poderá se comunicar melhor com seus pais através deste método tão ingênuo.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/desenho-infantil-importancia-para-o-desenvolvimento-da-crianca/54121


02/12/2019