Fonoaudiologia

O que é o teste da linguinha?

O que é o teste da linguinha?

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. O protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês (Teste da Linguinha) foi desenvolvido e validado durante o mestrado e doutorado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Giédre Berretin-Felix.

O que é “língua presa” ?

Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Ela está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

O que pode causar?

A língua presa impede que a língua se movimente adequadamente, desenvolvendo então, adaptações e/ou compensações para sugar, engolir, mastigar e falar. Há bebês com dificuldades para mamar, causando estresse tanto para ele quanto para a mãe, o que pode levar à introdução desnecessária da mamadeira e ao desmame precoce. Há também crianças, jovens e adultos com dificuldades na mastigação/deglutição e alterações na fala, afetando a alimentação, a comunicação, o relacionamento social e o desenvolvimento profissional.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em parceria com a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, o Conselho Federal de Fonoaudiologia e a Prefeitura Municipal de Brotas lançaram em Setembro/2012, a Campanha Nacional do teste da linguinha. Foram veiculados nos meios de comunicação dois vídeos, um com o cantor Daniel falando sobre a importância do teste da linguinha e outro com o ator global Rangel de Oliveira, informando sobre a língua presa e suas consequências.

Com essa campanha, muitos profissionais já estão realizando o teste da linguinha em maternidades de todo o Brasil. Muitos profissionais da América do Norte, Europa, Oceania e América Latina também mostraram interesse na divulgação e implantação do teste da linguinha em seus países.

Treinamentos e capacitações de profissionais têm sido realizados em vários estados do Brasil, bem como, em diferentes países, com o objetivo de qualificar esses profissionais para a realização desse teste.

O teste da linguinha é rápido, seguro, indolor e não tem custo, possibilitando detectar precocemente a presença da língua presa. A cirurgia libera os movimentos da língua, aumentando a eficiência da sucção durante a amamentação, diminuindo, assim, a incidência do desmame precoce.

De acordo com a Lei nº 13.002/2014 é obrigatória a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês em todos os hospitais e maternidades do Brasil. E deve ser feito o mais precoce possível.

Esse trabalho tornou o Brasil o país pioneiro em políticas públicas voltadas para a detecção e tratamento precoces da língua presa.

FONTE:

www.testedalinguinha.com


30/09/2019