Fonoaudiologia

PAC (PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL)

O QUE É? QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS?

O PAC é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem.
É a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, “é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido ouviu”. Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais etc.).
Os processamentos auditivos centrais, são processos que necessitam de um bom funcionamento das estruturas do sistema nervoso central. Um simples distúrbio leva a criança a não conseguir interpretar o som, já que essa interpretação depende das habilidades auditivas organizadas e estruturadas. Estas etapas são: detecção do som, discriminação do som, reconhecimento, localização da fonte sonora e compreensão do som. Todos ligados às funções cerebrais, como: atenção e memória.
Algumas pessoas têm dificuldade em realizar estas habilidades, o que provoca desatenção, dificuldade de concentração, compreensão e aprendizagem em qualquer idade. Isso é chamado de Transtorno de Processamento Auditivo Central. Ele pode estar presente mesmo em quem escuta bem!
Muitas vezes a criança apresenta tais dificuldades, não por “burrice” ou “falta de interesse para com as coisas ou pessoas”, mas sim por apresentar esse distúrbio.
A boa notícia é que estas dificuldades podem ser revertidas se forem treinadas adequadamente.

DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL É DIFERENTE DE SURDEZ
Quem deve fazer esse exame?
É indicado para crianças ou adultos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem, Dispersão, Dificuldade de Comunicação Oral e/ou Escrita, Dificuldade de Compreensão em Ambientes Ruidosos. Vale lembrar que essas dificuldades podem trazer inclusive Prejuízos ao Desempenho Social.
Crianças (a partir de 7 anos) que não vão bem na escola por terem as seguintes características:
– Dificuldade de aprendizagem e/ou para ler e escrever;
– Troca de letras para

18/03/2019