Musicoterapia

A importância da musicoterapia no processo terapêutico

A música vem sendo utilizada há séculos como meio de comunicação, relação e interação do ser humano. Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, "Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectual, espiritual e de saúde e bem-estar. Investigação, a educação, a prática e o ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos "(WFMT, 2011).

A música não somente pode eliciar emoções, mas também mobilizar processos cognitivos complexos como atenção dividida e sustentada, memória, controle de impulso, planejamento, execução e controle de ações motoras, entre outros. Em várias destas funções, um bom desempenho pode ser alcançado por meio da prática nas atividades musicais sociais cotidianas, enquanto um desempenho diferenciado na execução de instrumentos e outras práticas musicais avançadas necessitam de treinamento específico prolongado. Apesar de muitos estudos utilizarem apenas a audição musical par compreensão do processamento emocional de estímulos musicais, são nas experiências musicais ativas, ou seja, quando a pessoa toca um instrumento musical, canta, compõe e improvisa, que se observam mais facilmente a presença destes processos cognitivos e complexos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas a eles (KOELSCH, 2011; RODRIGUES, 2012).

Baseada numa observação continuada, decorrente de um processo relacional, a intervenção musicoterapêutica cria condições para promover a expressão, a empatia, a escuta, a aceitação, a aprendizagem, a comunicação, a relação, a mobilização, a organização, entre outros aspetos facilitadores do desenvolvimento e do funcionamento pleno da pessoa. Ela só pode ser feita por um Musicoterapeuta com especialização.

11/02/2019